As forças de segurança da França foram obrigadas a evacuar a Torre Eiffel neste sábado (30) após terem recebido uma ligação que os alertavam sobre a possibilidade de um atentado a bomba, informaram fontes policiais.
A ligação anônima, de acordo com o jornal "Le Parisien", foi efetuada de um bairro situado nos arredores da capital e foi dirigida ao número padrão de emergência da polícia.
As forças de segurança iniciaram a evacuação por volta das 15h30 (de Brasília) e, em menos de uma hora, segundo as fontes, todas as 1,5 mil pessoas que estavam no lugar - entre visitantes e empregados - já tinham deixado a turística torre.
Durante esse período, uma equipe especializada iniciou uma varredura na torre na busca de eventuais explosivos, um procedimento que, segundo o "Le Parisien", se estenderá por várias horas. Por conta deste fato, o mais provável é que a torre, que habitualmente fecha às 22h, volte a ser reaberta somente no domingo (31).
No último mês de fevereiro, as autoridades francesas reforçaram o plano de alerta antiterrorista Vigipirate, que se encontra atualmente no nível vermelho, imediatamente inferior à máxima escala - a de cor escarlate (vermelho mais vivo) -, e abrange, entre outras medidas, o aumento da vigilância nos edifícios públicos e as infraestruturas de transporte. EFE