A Polícia Federal do México capturou na noite de domingo (1º) o traficante Alberto Carrillo Fuentes, de 47 anos, conhecido como "Betty, a feia". Procurado por crimes contra saúde, formação de quadrilha e homicídio, é considerado o novo chefe do cartel de Juárez, no norte do país.
Ele foi preso no estado de Nayarit, no oeste do país. Carrillo assumiu a liderança do cartel após seu irmão Vicente, conhecido como "El Viceroy", aparentemente ter renunciado ao cargo. O outro irmão dele, Amado, fundou a quadrilha e morreu em circunstâncias não esclarecidas em 1997.
Amado Carrillo Fuentes era conhecido como "Senhor dos Céus", por manter uma frota de jatinhos que levava cocaína refinada da Colômbia para os Estados Unidos. Segundo a revista "Processo", o cartel de Juárez trava atualmente uma intensa batalha contra o cartel de Sinaloa.
O objetivo é controlar o tráfico para os Estados Unidos a partir da fronteiriça Ciudad Juárez, além da venda para os Estados mexicanos de Chihuahua, Sinaloa, Sonora, Coahuila e Durango. O líder do cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán, é o traficante mais procurado do país.
Ele travava uma guerra com Miguel Ángel Treviño Morales, líder do cartel Los Zetas, preso em julho, em uma ofensiva do governo. O número de chefes do tráfico presos aumentou a partir do governo de Enrique Peña Nieto, que assumiu em dezembro do ano passado.
Nos seis anos de mandato de seu antecessor, Felipe Calderón, mais de 60 mil pessoas morreram devido aos enfrentamentos entre os diferentes cartéis e as forças de segurança.