A polícia federal mexicana deteve dois supostos líderes de gangues na segunda-feira, o que representa mais uma grande derrota para um cartel de drogas que aterrorizou a cidade de Tijuana por vários anos. A captura de Raydel Lopez Uriarte e Manuel Garcia Simental aparentemente acaba com a atual liderança do cartel liderado por Teodoro Garcia Simental, que foi capturado no mês passado. Teodoro e Manuel Garcia são irmãos.
Lopez, conhecido como "El Muletas" e Garcia, conhecido como "El Chiquilin" foram detidos em La Paz, cidade ao sul da península de Baja California, disse Amy Roderick, porta-voz da agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA).
O Departamento de Segurança Pública do México confirmou as detenções em um breve comunicado que descreve Manual Garcia como o líder do grupo e Lopez como o número 2. O comunicado também diz que as prisões foram feitas a partir de pistas recolhidas após a captura de Teodoro Garcia em La Paz no dia 12 de janeiro, mas não forneceu detalhes da operação.
Roderick disse que não há indiciamentos nos Estados Unidos contra os suspeitos.
A gangue é conhecida por sua brutalidade. O grupo executou, decapitou e mutilou centenas de rivais em Tijuana, que fica do outro lado da fronteira da cidade norte-americana de San Diego. Integrantes do grupo colocam avisos nos cadáveres e dissove corpos com soda cáustica.