• Carregando...

A polícia portuguesa prendeu 42 manifestantes anti-Otan que bloquearam uma via perto do local onde acontece a reunião de cúpula da aliança militar neste sábado (20).

"Eles foram detidos para identificação. Foi um ato de desobediência civil. Eles estavam bloqueando uma avenida que leva ao local. Não houve violência", afirmou um porta-voz da polícia.

A segurança foi reforçada para o encontro da Otan, com duração de dois dias, e os protestos foram pacíficos e pequenos até a tarde deste sábado.

Manifestantes de Portugal, de outros países europeus e do Canadá disseram em comunicado: "Estamos usando a desobediência civil para realçar a violência cometida pela Otan no Afeganistão. Eles estão se reunindo aqui hoje para aperfeiçoar seu arsenal de destruição."

Forças de segurança também impediram a entrada de mais de 200 pessoas em Portugal deste terça-feira, quando o país reforçou o controle fronteiriço com a Espanha pela primeira vez desde 2004, para impedir atos de violência durante o encontro.

Em abril de 1009, centenas de jovens protestaram na cidade de Estrasburgo, no leste da França, incendiando construções enquanto a Otan comemorava o seu 60 aniversário.

Grupos de defesa da paz planejam uma manifestação pacífica contrária ao encontro em Lisboa, também neste sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]