A polícia portuguesa prendeu 42 manifestantes anti-Otan que bloquearam uma via perto do local onde acontece a reunião de cúpula da aliança militar neste sábado (20).

CARREGANDO :)

"Eles foram detidos para identificação. Foi um ato de desobediência civil. Eles estavam bloqueando uma avenida que leva ao local. Não houve violência", afirmou um porta-voz da polícia.

A segurança foi reforçada para o encontro da Otan, com duração de dois dias, e os protestos foram pacíficos e pequenos até a tarde deste sábado.

Publicidade

Manifestantes de Portugal, de outros países europeus e do Canadá disseram em comunicado: "Estamos usando a desobediência civil para realçar a violência cometida pela Otan no Afeganistão. Eles estão se reunindo aqui hoje para aperfeiçoar seu arsenal de destruição."

Forças de segurança também impediram a entrada de mais de 200 pessoas em Portugal deste terça-feira, quando o país reforçou o controle fronteiriço com a Espanha pela primeira vez desde 2004, para impedir atos de violência durante o encontro.

Em abril de 1009, centenas de jovens protestaram na cidade de Estrasburgo, no leste da França, incendiando construções enquanto a Otan comemorava o seu 60 aniversário.

Grupos de defesa da paz planejam uma manifestação pacífica contrária ao encontro em Lisboa, também neste sábado.