52 pessoas foram presas durante a cerimônia de coroação de Charles III e Camilla| Foto: EFE/Neil Hall
Ouça este conteúdo

A Polícia Metropolitana de Londres informou que 52 pessoas foram detidas neste sábado, dia da coroação do rei Charles III e da rainha Camilla, por perturbação da ordem pública.

CARREGANDO :)

As razões para as detenções incluem "agressão, infrações de ordem pública, violação da paz e conspiração para causar incômodo público", afirmou a polícia em comunicado, acrescentando que todos os detidos permanecem sob custódia.

As forças de segurança detiveram o chefe da organização antimonarquia Republic, Graham Smith, duas horas antes do início da cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, nesta manhã.

Publicidade

O ativista estava com cinco outros membros do grupo junto a uma van na qual transportavam cartazes para uma manifestação.

"Compreendemos perfeitamente a preocupação do público com as detenções desta manhã", declarou a comandante Karen Findlay, responsável pela operação de segurança em torno da coroação, que envolveu 11.500 agentes neste sábado.

Findlay sublinhou que "protestar é legal" no Reino Unido, mas acrescentou que a polícia tem "o dever de intervir quando um protesto se transforma em crime e pode causar graves perturbações".

"Depende do contexto. A coroação é um acontecimento que ocorre uma vez a cada geração, e essa é uma questão fundamental na nossa avaliação", disse, mencionando que uma manifestação com "numerosos participantes" ocorreu hoje "sem intervenção policial".

Entre as detenções registradas pela Polícia Metropolitana, 14 ocorreram na avenida The Mall, que dá acesso ao Palácio de Buckingham, onde o cortejo real passou antes e depois da cerimônia religiosa na Abadia de Westminster.

Publicidade