Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segundo detido

Polícia prende comandante da Marinha acusado de tentativa de golpe na Bolívia

Comandante da marinha na Bolívia, Juan Arnez Salvador, foi detido por tentativa de levante armado (Foto: EFE/ STR)

Ouça este conteúdo

A polícia boliviana prendeu um segundo ex-chefe militar pela mobilização em La Paz, na noite desta quarta-feira (26).

O ministro do Interior do governo de Luis Arce, Eduardo del Castillo, anunciou a captura do comandante da Marinha boliviana, Juan Arnez Salvador, sem dar detalhes sobre a prisão.

O ex-oficial foi apresentado algemado em uma entrevista coletiva, junto ao ex-chefe das Forças Armadas, Juan José Zúñiga, que foi responsabilizado por uma tentativa de golpe, mas culpou o próprio presidente boliviano de ter orquestrado a ação.

O ministro do Interior disse na entrevista coletiva que tanto Zúñiga quanto Arnez são “ golpistas militares que tentaram destruir a democracia e as instituições do nosso país e falharam”.

A Procuradoria-Geral anunciou a abertura de uma investigação criminal contra todos os militares que invadiram a Casa Grande do Povo, a sede do governo, nesta quarta-feira.

Por volta das 16h do horário local (16h51 em Brasília) de ontem, um tanque arrombou o portão da sede do Executivo boliviano depois que o comandante geral do Exército, Juan José Zuñiga, agora destituído, ameaçou tomar o governo e tirar autoridades do poder.

Zuñiga disse que "libertaria todos os presos políticos", como a ex-presidente interina da Bolívia Jeanine Áñez, e "restabeleceria" a democracia no país.

Os militares fortemente armados decidiram se retirar depois que Arce mudou todo o alto comando militar, devido ao que chamou de "tentativa de golpe de Estado".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.