Um menino de 13 anos que portava um rifle de ar comprimido foi morto por policiais da Califórnia que aparentemente acreditaram se tratar de uma arma real. De acordo com a imprensa local, o incidente ocorreu na terça-feira (21) na localidade de Santa Rosa, no norte da Califórnia - um dia depois de um menino de 12 anos matar um professor e cometer suicídio com uma arma de fogo no vizinho estado de Nevada.
Um porta-voz do Departamento Policial do Condado de Sonoma confirmou que oficiais alvejaram e mataram "um indivíduo masculino não identificado" que portava a réplica de uma arma. A nota não dizia se tratar de um menor, mas o pai do menino, Rodrigo López, afirmou que a pessoa morta era seu filho Andy, que estaria com uma arma de ar comprimido. Ele tinha 13 anos e ia para a casa de um amigo com o objeto.
"Não é justo o que fizeram com meu filho", disse López, sentado com amigos e familiares em frente à Prefeitura de Santa Rosa, em um protesto silencioso.
O Departamento disse em nota que "os dois policiais repetidamente pediram para o indivíduo baixar o rifle" e que ao desobedecer, o indivíduo foi alvejado. Em seguida, disse a nota, os policiais observaram que se tratava de uma réplica e também encontraram uma pistola de plástico.