Centenas de pessoas marcharam ontem em Dallas, no Texas, em protesto contra a violência policial. No último fim de semana, um policial sacou uma arma e imobilizou uma garota negra de 15 anos.
A ação de Eric Casebolt, de 41 anos, foi registrada em vídeo. O policial aparece apontando a arma contra jovens e imobilizando uma adolescente em trajes de banho, que gritava “chame a minha mãe!”.
“Ele me segurou, torceu o meu braço e me atirou contra a grama, puxando as minhas tranças”, relatou Dajerria Becton, de 15 anos. A confusão começou após jovens pularem as grades em torno de uma piscina, onde havia uma festa para adolescentes no subúrbio de McKinney.
Ontem, manifestantes marcharam até o local do incidente. Alguns levavam placas com o s dizeres “A cor da minha pele não é um crime”. Casebolt pediu demissão ontem.
O episódio no Texas ocorre em um momento de elevada tensão racial nos EUA. No caso mais recente, a morte de Freddie Gray, de 25 anos, provocou protestos violentos em Baltimore, no estado de Maryland.