A revista americana Boston Magazine publicou fotos inéditas de Dzhokhar Tsarnaev, suspeito dos atentados contra a Maratona de Boston, mostrando os instantes finais da caçada policial a ele e a seu irmão, Tamerlan, que acabou morto. Segundo a publicação, as imagens foram feitas por Sean Murphy, um sargento e fotógrafo da polícia do estado de Massachusetts.
Murphy teria divulgado as fotografias em reação à capa da edição de agosto da revista Rolling Stone, divulgada nesta semana, que estampa Tsarnaev de cabelos compridos e desgrenhados, vestindo camiseta com gola V e mirando a própria câmera.
O sargento foi afastado do cargo e terá de prestar depoimento. Depois a polícia decidirá se Murphy poderá voltar ao trabalho, terá suas atividades restritas ou se será suspenso. O sargento é policial há 25 anos. O vazamento foi considerado inaceitável pelas autoridades.
De acordo com a reportagem da Boston Magazine, Murphy deseja que o mundo saiba que o Tsarnaev nas fotos que ele tirou naquela noite derrotado e semivivo, com os pontos vermelhos da mira dos rifles dos atiradores brilhando em sua testa é a verdadeira face do terrorismo. "E não o garoto bonito e confiante exibido na capa da revista [Rolling Stone]."
"Glamourizar a face do terror é não só um insulto às famílias das pessoas mortas, mas também poderia ser um incentivo àqueles que podem estar instáveis para fazer algo e ter seu rosto na capa da revista Rolling Stone", disse o sargento.
Na reportagem on-line (em inglês), a revista promete "uma coleção mais completa" de imagens na edição de setembro.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias