Um policial foi detido neste sábado (2) pelo roubo de um carregamento de mais de 51 quilos de cocaína da delegacia central da Polícia Judiciária de Paris, que tinha sido apreendida no início de julho de uma rede de narcotraficantes senegaleses.
O policial, de 34 anos, alocado na divisão de entorpecentes, foi detido em Perpignan, no sul da França, onde estava de férias.
O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou hoje que o agente foi suspenso temporariamente, à espera do fechamento da investigação.
O desaparecimento da droga foi constatado oficialmente nesta quinta, quando um funcionário de polícia quis mostrar a uma pessoa a sala onde são guardados os materiais apreendidos, supostamente uma das mais vigiadas e que só pode ser acessada pela divisão de entorpecentes.
O suspeito, que segundo a imprensa tinha perguntado insistentemente sobre essa apreensão, foi reconhecido por vários de seus colegas nas imagens registradas pelas câmaras de vigilância, nas quais se via um homem entrar nessa sala carregado com duas sacolas.
"Se a investigação confirmar seu envolvimento, decidirei todas as sanções e outras disposições necessárias assim que tiver conhecimento de suas conclusões", disse em uma breve declaração Cazeneuve, para quem "este tipo de corrupção não pode acontecer em nenhum caso na Polícia".
O caso aconteceu em um dos endereços mais míticos de Paris, o 36 Quai dês Orfèvres, dentro do complexo do Palácio de Justiça e a poucos metros da catedral de Notre-Dame.