Seis policiais do Afeganistão morreram nesta quinta-feira (13) por disparos efetuados por outro membro das forças de segurança na província de Helmand, no sul do país, informou uma fonte oficial.
Os policiais, entre eles um comandante, se encontravam em um posto de controle no distrito de Sangin, disse Omar Zwak, porta-voz do governo regional.
"Um policial disparou nesta manhã contra quatro policiais nacionais e dois locais", afirmou a fonte, que acrescentou que poderia se tratar de um infiltrado talibã.
O autor dos disparos fugiu depois com várias armas e um veículo da polícia.
Os insurgentes, por sua parte, reivindicaram o ataque e afirmaram que o mesmo foi realizado por um talibã infiltrado, segundo a agência local AIP.
As agressões de infiltrados nas forças de segurança afegãs contra seus companheiros e militares aliados aumentaram nos últimos meses.
Na maior parte dos casos, a insurgência talibã reivindicou estas ações, mas também foram detectados casos de acertos de contas e de soldados contrários à presença estrangeira no Afeganistão, que se voltaram contra as tropas da Otan.
Os insurgentes lutam para derrubar o governo afegão e conseguir a saída imediata das tropas internacionais do país, com a intenção de estabelecer um regime fundamentalista talibã.
No Afeganistão está em andamento o processo de retirada das tropas internacionais, que deve ser concluído em 2014 se os prazos previstos forem cumpridos.