Pesquisadores do Centro de Investigação de Epidemiologia Ambiental da Espanha afirmam que a poluição pode afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estudo feito com 2,7 mil crianças, em 39 escolas primárias de Barcelona, mostrou que os alunos que estudaram em locais expostos à má qualidade do ar apresentaram, ao longo do tempo, um desenvolvimento cognitivo mais lento que o das que frequentavam escolas em ambientes de menor poluição atmosférica.
Os cientistas mediram a cada três meses, durante um ano, a “memória de trabalho” (relacionada a atividades complexas como aprendizado da linguagem), “memória de trabalho superior” e “atenção”, em alunos com o mesmo contexto sócio econômico, e constataram que, ao final da pesquisa, os que estavam em um ambiente mais limpo tiveram um aumento de 11,5% na memória de trabalho, enquanto os que estavam em meio à poluição registraram uma evolução de apenas 7,4%.
O estudo, publicado na revista médica Plos Medicine,indica que o desenvolvimento do cérebro pode ser vulnerável à poluição durante a média infância (7 a 10 anos). Os pesquisadores apostam que essas conclusões irão influenciar na concepção de novas normas sobre poluição do ar e também na escolha da localização de novas escolas.
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