Um trecho de uma ponte na rodovia A10 desabou nesta terça-feira (14) na cidade de Gênova, no norte da Itália, derrubando diversos carros que passavam pelo local, informou o corpo de bombeiros da localidade.
Autoridades italianas já confirmaram a morte de ao menos 35 pessoas e outros 14 feridos no desabamento de parte da estrutura da Ponte Morandi. O jornal Corriere della Sera disse que entre os mortos há pelo menos uma criança e que 12 pessoas foram resgatadas vivas dos escombros, mas ainda há desaparecidos.
Segundo o chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, a ponte caiu sobre duas casas que estavam vazias e que, até o momento, não há nenhuma informação sobre vítimas que estavam no chão no momento do desabamento.
Ele afirmou também que entre 30 e 35 carros e três caminhões estavam no trecho que desabou.
De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil local, um colapso estrutural provocou o desabamento da ponte. Choveu muito na manhã desta terça-feira em Gênova e havia pontos de alagamento no momento do incidente.
O ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli, disse que "está acompanhando com grande apreensão o que parece ser uma grande tragédia". O gabinete do primeiro-ministro Giuseppe Conte afirmou que está acompanhando a situação e está em contato com os serviços de resgate.
Segundo o vice-premiê e ministro do Interior, Matteo Salvini, 200 bombeiros tentam resgatar as vítimas do desabamento. "Estamos acompanhando minuto a minuto a situação do desabamento da ponte em Gênova. Agradeço desde já aos 200 bombeiros - e todos os outros heróis - que estão trabalhando para salvar vidas", escreveu Salvini e sua conta no Twitter.
A rede de TV Sky TG2 disse que um trecho de 200 metros de distância e a 100 metros de altura da ponte Morandi caiu por volta do meio-dia (7h de Brasília);
Há o temor, segundo os bombeiros, que o desabamento afete as linhas de gás que passam pela região.
As primeira imagens divulgadas pelos meios de comunicação mostram a ponte, sem dezenas de metros, no meio da neblina que domina a zona industrial.
Histórico
O viaduto Polcevera, também chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.
Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o famoso local em Nova York. O viaduto mede 1.182 metros.