Dresden (Das agências internacionais) Inaugurado há dois anos, o maior cruzamento hidroviário da Europa que liga os canais Mittelland e Elba-Havel se transformou numa fonte de orgulho para os alemães, que tiveram a travessia de navios de carga entre oeste e leste facilitada.
A ponte parece com um imenso casco de navio de concreto sobre o Rio Elba, ao norte de Magdeburg (leste). Antes da construção da ponte, os navios tinham que percorrer 12 quilômetros a mais. Além disso, devido à pouca profundidade da água, eram obrigados muitas vezes a descarregar parte das mercadorias para atravessar certos trechos.
A "banheira" de 918 metros de comprimento tem 68 mil metros cúbicos de concreto e 24 mil toneladas de aço. Considerada uma obra-prima da engenharia, represa 132 mil toneladas de água e pode suportar inclusive terremotos. O canal tem 34 metros de largura e 4,25 metros de profundidade.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”