Ao menos 20 tanques acompanhados de tropas do exército sírio foram mobilizados ontem (10) na cidade costeira de Latakia, noroeste da Síria, segundo ativistas da oposição. O deslocamento do exército e o som dos tiroteios provocaram uma fuga em massa da população, que teme uma ofensiva militar na cidade aos moldes do visto em Hama e Homs, onde dezenas morreram.

CARREGANDO :)

Em comunicado, o presiden­­te do Observatório Sírio de Di­­­rei­­­tos Humanos, Rami Abdul Rah­­­­­­man, informou que cerca de 20 veículos blindadosestacio­­­na­ram nas proximidades do bairro de Al Raml, no sul de Latakia.

Rahman denunciou que em Al Raml eram ouvidas desde a manhã intensas rajadas provenientes de uma região onde há um acampamento militar. As forças de segurança sírias, apoiadas por tanques, entraram ainda na região de Jusiyeh, perto da fronteira com o Líbano. Também foram registradas incursões de veículos militares em localidades próximas da cidade de Quseir (perto de Homs).

Publicidade

O ditador sírio, Bashar al Assad, enfrenta desde março uma revolta popular pelo fim de seu regime e a democratização. Desde então, ao menos 1.772 civis e 410 soldados das forças de segurança mor­­­reram.