A população japonesa registrou queda recorde em 2010. O número de mortes atingiu o maior patamar na história do país, que envelhece rapidamente, afirmou o governo japonês. O Japão registrou 1,19 milhão de mortes no ano passado, o maior patamar desde 1947, quando os registros anuais do Ministério da Saúde foram iniciados. O número de nascimentos ficou praticamente estável em 1,07 milhão.
Como resultado, a população japonesa diminuiu em 123 mil pessoas número recorde. O declínio anual foi o quarto consecutivo. A população total do país era de 125,77 milhões de habitantes até o outubro, de acordo com o ministério.
O Japão está se aproximando de um aperto demográfico. Os baby boomers, geração constituída pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, estão se encaminhando para a aposentadoria, com menos trabalhadores e contribuintes para substituí-los. Os japoneses possuem uma das expectativas de vida mais alta do mundo, mas têm taxas de natalidade muito baixas. As informações são da Associated Press.