A popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, teve uma nova queda e chegou aos 31%, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo jornal "USA Today".
A enquete, elaborada pelo instituto Gallup com 1.013 adultos entre sexta-feira e domingo, mostra uma queda de três pontos percentuais em uma semana.
Segundo a pesquisa, o nível de 31% é o mais baixo de Bush em todo seu mandato.
A pesquisa indica que a baixa popularidade de Bush se deve, principalmente, à queda no apoio de republicanos e conservadores.
Apenas 52% dos eleitores que se consideram conservadores e 68% de republicanos expressaram sua aprovação ao presidente, o nível mais baixo desses grupos nos cinco anos e meio que Bush está na Casa Branca.
O presidente americano vem perdendo gradualmente sua popularidade desde setembro do ano passado, devido à evolução da guerra dos EUA no Iraque e do aumento dos preços do petróleo.
O analista político Charles Franklin, da Universidade de Wisconsin, disse ao "USA Today" que houve um sério desgaste do apoio ao presidente entre seu núcleo duro nos últimos meses.
De acordo com Franklin, os legisladores republicanos estão tão preocupados sobre o resultado nas eleições de novembro, que Bush tem menos poder de influência que teria normalmente, se seu partido tivesse controle firme do Congresso.