Santiago - O apoio ao presidente chileno, Sebastián Piñera, atingiu seu maior nível em outubro, segundo uma pesquisa divulgada ontem, o que lhe dá mais força para aprovar seu primeiro Orçamento no Congresso.
A popularidade de Piñera saltou de 46 por cento em julho para 53 por cento em setembro e 63 por cento em outubro, segundo o instituto Adimar GfK. Nesse período, ele comandou o dramático resgate de 33 mineiros que passaram 69 dias soterrados no norte do país. "A alta de outubro está fortemente relacionada ao resgate dos 33 mineiros, um fato que ocupou a pauta da imprensa durante o mês", disse o instituto em seu relatório mensal.
Royalties
O aumento no apoio popular ao presidente já o havia ajudado a aprovar uma lei que eleva os royalties pagos pelas empresas mineradoras no país, maior produtor mundial de cobre.
O próximo desafio dele será aprovar o orçamento de 2011, que aumenta os gastos públicos num ritmo inferior à previsão de crescimento econômico, um esforço para evitar uma pressão cambial pela valorização do peso.