A Califórnia votou, por uma maioria esmagadora, a favor de uma medida eleitoral para reverter leis brandas contra o crime.
A Proposition 36 (Medida 36, em tradução livre) visa impor penas mais graves a criminosos, após um crescimento exponencial de furtos e outros delitos relacionados a drogas no estado, resultado do afrouxamento das leis no bastião progressista dos EUA.
De acordo com a emissora CBS, 70,6% dos moradores da Califórnia votaram a favor da medida, enquanto 29,4% rejeitaram a proposta.
A votação acontece 10 anos depois que a Califórnia caminhou para o lado oposto ao aprovar a Proposition 47, medida que reduziu as punições para crimes de furtos em pequena escala e uso de drogas.
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, foi umas das figuras centrais de oposição à medida. Ele argumentava que a proposta eleitoral aumentaria desnecessariamente a população carcerária geral do estado e retornaria a uma abordagem de encarceramento em massa - algo que contraria a política patrocinada pelo bilionário George Soros, financiador de causas progressistas.
Newsom apoiou a Proposta 47 quando ela foi aprovada há uma década. A medida foi responsável por elevar o número de furtos, roubos e o abuso no uso de drogas na Califórnia.
A vice-presidente dos EUA e agora derrotada candidata presidencial, Kamala Harris, ex-senadora da Califórnia e procuradora-geral, foi questionada antes das eleições sobre seu posicionamento no assunto, mas ela afirmou na ocasião que não se manifestaria devido ao momento eleitoral do país.