Este sábado (31) é dia de decorar suas abóboras e colocar as crianças para pedir doces pela vizinhança! Apesar de ser uma tradição marcada pela cultura norte-americana, a celebração de dia das bruxas tem origens europeias. Conheça algumas curiosidades sobre a data:
Apesar de ser associado à cultura norte-americana, o halloween tem uma origem a milhares de quilômetros da terra do Tio Sam. Estima-se que tenha surgido por volta do ano 1.000 a.C, em território onde é Inglaterra e Irlanda
Faça você mesmo: abóbora de halloween
No dia 31 de outubro, faça esta luminária e deixe a sua casa no clima de “horror”
Leia a matéria completaO halloween surgiu de um ritual celta chamado “samhain”, que marcava o fim da colheita e começo de um novo ano -- que começava por volta de 1º de novembro, de acordo com o calendário atual.
Os praticantes do ritual acreditavam que no dia anterior à virada de ano, o véu entre a vida e a morte ficava mais tênue. Segundo as crenças, os espíritos voltavam para visitar os vivos. Para afastar espíritos maus, eles esculpiam rostos assustadores em nabos. Só que o vegetal não era tão abundante e, logo, os celtas passaram a usar abóboras, muito mais comuns.
A tradição católica passou algum tempo depois a ligar o halloween à véspera do Dia de Todos os Santos (em 1º. de novembro).
Antigamente, homens jovens, alguns vestidos de santos, iam de porta em porta pedir doações para os pobres e rezar por suas almas, uma prática conhecida como “souling”, possivelmente uma raiz do ‘trick or treat?’ (‘gostosuras ou travessuras?’) -- aquela ação em que as crianças saem de porta em porta pedindo doces.
Martinho Lutero abandonou esta tradição entre os protestantes com sua Reforma Protestante em 1517, mas ela continuou a ser celebrada entre anglicanos e católicos. Com a imigração massiva de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos no século 19, ela começou a se espalhar mundo afora.
Fonte: Robert Arp, escritor e pesquisador, autor de “1001 Ideias que Mudaram Nossa Forma de Pensar”
Deixe sua opinião