Porta-voz da presidência disse que eleições teoricamente podem nem ser realizadas “porque já é óbvio que Putin será eleito”| Foto: EFE/EPA/ALEXANDER KAZAKOV/SPUTNIK/KREMLIN
Ouça este conteúdo

O porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, declarou à emissora RBC que “teoricamente” a eleição presidencial de 2024 poderia não ser realizada.

CARREGANDO :)

Peskov havia afirmado ao The New York Times que o favoritismo de Vladimir Putin é tamanho que ele deve ser reeleito em março do ano que vem com uma maioria esmagadora dos votos.

“Nossa eleição presidencial não é realmente uma democracia, é uma burocracia cara [...]. O senhor Putin será reeleito no ano que vem com mais de 90% dos votos”, afirmou o porta-voz ao jornal nova-iorquino.

Publicidade

À RBC, Peskov alegou que os americanos agiram “como sempre” e que o New York Times distorceu seus comentários, mas voltou a sugerir que uma eleição seria desnecessária em 2024.

“Quanto ao fato de Putin ser eleito, tenho certeza disso pessoalmente, com base no nível de consolidação da sociedade em torno de Putin. Quanto ao resto, houve uma pergunta sobre as eleições, e a resposta foi que as eleições, embora sejam uma exigência da democracia e o próprio Putin tenha decidido realizá-las, teoricamente podem nem ser realizadas. Porque já é óbvio que Putin será eleito. Esta é a minha opinião completamente pessoal. Bem, foi isso que eles distorceram”, afirmou.

Putin está no poder na Rússia desde o final de 1999, como presidente ou primeiro-ministro. Em 2021, uma mudança na lei estendeu as possibilidades de reeleição no país, o que abriu caminho para que Putin fique na presidência até 2036.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]