O porta-voz de Vladimir Putin, Dmitri Peskov, respondeu neste domingo (25) as críticas feitas pelo ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev no último sábado, as quais aconselhava o primeiro-ministro russo a apresentar sua renúncia.
"Um ex-líder de um país tão imenso, que na realidade ele conseguiu quebrar, propõe a renúncia da pessoa que salvou a Rússia deste mesmo destino", disse Peskov em entrevista para um programa de televisão estatal.
Gorbachev aconselhou o primeiro-ministro russo a apresentar sua renúncia após os grandes atos de manifestos realizados no último sábado, quando milhares pessoas voltaram às ruas da capital russa para protestar contra a fraude governista nas eleições parlamentares.
"Aconselharia Vladimir Putin deixar o poder agora. Completou três mandatos, dois como presidente e um como primeiro-ministro, já bastam", disse o pai da "Perestróica" à emissora de rádio "Eco de Moscou".
Além de aconselhar a renúncia de Putin, Gorbachev lembrou que ele mesmo tomou essa atitude há 20 anos, quando anunciou a quebra da URSS e sua saída do poder. Segundo o ex-presidente, Putin deveria fazer o mesmo para "salvar tudo de positivo que tenha feito".
Putin, que qualificou a desintegração do império soviético como "a maior catástrofe geopolítica do século XX", criticou Gorbachev na última semana por permitir a desintegração da União de Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast