Ouça este conteúdo
O porta-voz do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou nesta sexta-feira (25) que Kiev e Moscou estão consultando “local e horário” para definir um cessar-fogo no país, invadido pela Rússia na quinta-feira.
“Tenho de refutar as afirmações de que nos recusamos a negociar. A Ucrânia estava e continua pronta para falar sobre cessar-fogo e paz. Esta é a nossa posição constante. Respondemos de acordo à proposta do presidente da Federação Russa. Neste momento, as partes estão se consultando sobre o local e horário do processo de negociação. Quanto mais cedo começarem as negociações, mais chance haverá de restaurar a vida normal”, afirmou Sergei Nikiforov, em publicação no Facebook.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, anunciou que Putin está disposto a enviar uma delegação para Minsk, capital de Belarus, para negociações com a Ucrânia, mas o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, havia dito antes que essas conversas estariam condicionadas à entrega das armas pelo país invadido. A porta-voz da pasta havia afirmado que Kiev se recusa a negociar e teria postergado decisão nesse sentido até sábado (26).
No momento, as forças armadas russas fazem uma ofensiva sobre Kiev e o receio é que a capital seja tomada ainda esta noite.