O Sistema de Segurança Interna (SSI) de Portugal anunciou nesta sexta-feira (20) que elevou o nível de ameaça terrorista do país de "moderado" para "significativo". A medida ocorre em resposta a guerra em curso no Oriente Médio entre o grupo terrorista palestino Hamas e Israel.
A decisão, divulgada por meio de um comunicado nesta sexta-feira, coloca o nível de ameaça terrorista em Portugal no grau 3, em uma escala de 5. Apesar dessa elevação, o SSI enfatizou que não há indícios de que haja planos para a realização de ações terroristas em território nacional.
Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, o SSI já havia reforçado a segurança em locais considerados de maior risco, como os estabelecimentos diplomáticos. O nível 3 permite que as forças e serviços de segurança do país adotem medidas de segurança de forma flexível e pragmática, com uma abordagem baseada em adequação e proporcionalidade, mantendo uma vigilância reforçada.
Além de Portugal, França e Bélgica também contam com a segurança reforçada desde o início da guerra no Oriente Médio. Tanto a França quanto a Bélgica sofreram ataques terroristas nos últimos dias. (Com Agência EFE)
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump