Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Autorização de residência

Portugal limita visto de investimentos em grandes cidades

mercado imobiliário portugal
Trabalhadores da construção civil montam um andaime em um prédio no centro de Lisboa, Portugal (Foto: JOAO CORTESAO/AFP)

Ouça este conteúdo

Portugal passará a limitar a emissão de "vistos gold" para investimentos estrangeiros no país. O Parlamento português aprovou nesta quarta-feira (5) uma proposta do Partido Socialista, governista, que proíbe as autorizações de residência para quem compra imóveis de mais de 500 mil euros (R$ 2,3 milhões) em grandes cidades, como Lisboa e Porto. Em 2020, os chamados "vistos gold" serão concedidos apenas para investimentos em regiões do interior do país e autônomas. A nova regra não vale para os próximos anos.

Em coletiva de imprensa, a líder da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, justificou a medida como uma forma de resposta à especulação imobiliária e de incentivo ao investimentos em zonas do interior. "Com esta medida, procuramos retirar a pressão [no mercado imobiliário] existentes nas áreas metropolitanas [de Lisboa e do Porto]. Esta nossa medida contribuirá para a uma maior coesão territorial", defendeu Mendes. A emissão de vistos gold em grandes cidades portuguesas tem sido criticada por instituições europeias por ser pouco transparente e possibilitar crimes financeiros.

Chineses e brasileiros serão os mais afetados com a mudança. Em 2019, o governo português concedeu mais de 200 vistos gold para cidadãos brasileiros. As novas regras também prometem afetar o mercado imobiliário de Portugal. Desde o início do programa, oficialmente chamado de Autorização de residência por Investimento (ARI), em 2012, os vistos gold injetaram 4,44 bilhões de euros no setor.

O parlamento português também aprovou nesta quarta-feira uma taxa de imposto de renda de 10% para os aposentados estrangeiros que vivem no país. A taxa será descontada diretamente nas pensões para futuros residentes que se encaixam na modalidade de Residentes Não-Habituais (RNH). A medida não será aplicada para estrangeiros que já estão isentos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.