Ouça este conteúdo
Portugal registrou no domingo (25) o primeiro dia sem mortes por Covid-19 em quase nove meses. A última (e única) vez durante a pandemia que o país teve um dia sem mortes causadas pelo coronavírus havia sido em 2 de agosto do ano passado.
Segundo boletim da Direção Geral da Saúde (DSG) de Portugal divulgado nesta segunda-feira, foram registrados 196 casos novos de Covid-19 nas 24 horas anteriores. O país europeu registrou um total de 834.638 casos e 16.965 mortes pela doença desde o início da pandemia.
O número de casos ativos no país é de 24.662, segundo o DSG. No momento, 365 pessoas estão internadas com Covid-19, entre elas, 91 em unidades de tratamento intensivo.
Até o momento, pouco mais de 2,1 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 (21% da população) e 786 mil (8,5% da população) já receberam duas doses em Portugal, segundo dados do DSG e levantamento do Our World in Data.
Em janeiro, Portugal registrou números recordes de casos e mortes por Covid-19, que deixaram o sistema de saúde do país à beira do colapso. Diante do agravamento da pandemia, o governo português ordenou um lockdown entre janeiro e meados de março. O país deu início ao plano de reabertura no mês passado.
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse ter esperança de que o país possa dar em breve o passo que falta no processo de reabertura do país após o confinamento. "Se tudo correr bem, estamos a uma semana de entrarmos na última e definitiva, espero que definitiva, fase de reabertura da nossa sociedade", disse Costa nesta segunda-feira (26), noticiou a RTP.
"Em janeiro fomos surpreendidos pela variante britânica e com a sua velocidade de transmissão e contaminação e desejamos chegar ao fim deste processo de vacinação sem novas surpresas, relativamente às variantes", afirmou Costa. "Por isso, definimos um processo de reabertura da sociedade que designamos a conta-gotas".
VEJA TAMBÉM: