Neste domingo (12), a organização da cerimônia de posse de Trump realizou um ensaio no Capitólio| Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER
Ouça este conteúdo

Os preparativos para a posse de Donald Trump nos EUA estão a todo vapor. O republicano assumirá oficialmente o comando da Casa Branca na próxima segunda-feira (20), em uma cerimônia que começará ao meio-dia (horário de Washington D.C., 14h em Brasília) no Capitólio, sede do Poder Legislativo americano.

CARREGANDO :)

Durante esta semana final de transição de governo, o Senado dos EUA, de maioria republicana, deverá avaliar os nomes que foram indicados por Trump para compor seu segundo governo.

A avaliação dos nomes deve iniciar nesta terça-feira (14), com Pete Hegseth, indicado para o Departamento de Defesa, comparecendo perante os parlamentares que compõem o Comitê de Serviços Armados do Senado. Além dele, outros indicados para as pastas de Justiça, Estado, Tesouro, Segurança Interna, Energia, Transporte, CIA e diversos outros cargos passarão por audiências na câmara alta ao longo da semana. A expectativa da equipe de transição é que esses nomes sejam rapidamente confirmados para assumir seus cargos junto com o presidente eleito.

Publicidade

Segundo informações da mídia local, ensaios para a cerimônia de posse foram realizados neste domingo (12), e a Comissão do Congresso sobre Cerimônias, que coordena a organização, segue preparando os detalhes finais para o grande dia. Trump iniciará os atos de sua posse com uma recepção no sábado (18) em seu campo de golfe nos arredores de Washington, que incluirá uma exibição de fogos de artifício. No domingo (19), realizará uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington, onde depositará uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, e depois fará um comício em um estádio na capital dos EUA para comemorar sua vitória nas eleições.

Trump começará o dia 20 com uma missa na Igreja de São João e, em seguida, tomará um chá na Casa Branca com o presidente em fim de mandato, Joe Biden. A cerimônia de posse contará com o juramento oficial, a tradicional revisão das tropas e o discurso de posse do presidente eleito. Além disso, o republicano liderará o tradicional desfile presidencial do Capitólio até a Casa Branca pela Pennsylvania Avenue. É esperado que milhares de cidadãos compareçam ao local do evento.

No dia 21 de janeiro, já como presidente dos EUA, Trump participará de uma missa na Catedral Nacional de Washington.

Enquanto o dia 20 não chega, Trump segue tendo reuniões políticas em sua residência na Flórida para discutir ações que deverão ser tomadas na primeira semana de seu novo governo.

De acordo com agências internacionais de notícias, o presidente eleito já preparou cerca de 100 ordens executivas para assinar no Salão Oval da Casa Branca logo no primeiro dia de governo. As ordens abrangem temas como controle de imigração, segurança na fronteira, políticas energéticas, vacinas, políticas progressistas em escolas e a revisão das regras trabalhistas federais.

Publicidade

Trump tem mantido contato com parlamentares republicanos que serão fundamentais para a aprovação de sua agenda política no Congresso. Segundo informações do jornal Politico, o presidente eleito promoveu recentemente um jantar em sua residência para alinhar pautas com congressistas que compõem seu “núcleo duro”. O jantar contou também com a presença de Elon Musk, um de seus principais aliados.

De acordo com o jornal The New York Times, Trump arrecadou mais de US$ 170 milhões para os eventos que marcam sua posse, um valor recorde impulsionado por doações de grandes empresas como Amazon e Meta.