Cabo Canaveral Ao aterrissar em Cabo Canaveral, na Flórida, o ônibus espacial Atlantis concluiu ontem uma missão orbital bem-sucedida de 12 dias, dedicada à retomada da construção da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A nave pousou sem problemas, após uma descida de 350 quilômetros iniciada pouco mais de uma hora antes. A volta foi atrasada em 24 horas devido às más condições meteorológicas e à detecção, na terça e na quarta-feira, de objetos não identificados flutuando perto do ônibus.
Com uma tripulação de seis astronautas, o Atlantis pousou pouco depois das 7 horas (horário de Brasília) na pista do Centro Espacial Kennedy, de onde partiu em 9 de setembro.
Durante a missão, os astronautas transportaram e acoplaram à ISS um novo módulo de 16 toneladas, que inclui uma nova série de painéis solares que permitirá duplicar a atual capacidade de geração de eletricidade da estação. Por serrem complexos, os procedimentos exigiram três caminhadas espaciais, realizadas por duas duplas de astronautas, durante mais de 20 horas.
Planos
A Nasa planeja fazer outras 15 missões espaciais para concluir a construção da ISS até 2010, quando a frota de três ônibus espaciais deverá ser aposentada. A próxima missão com destino à ISS está prevista para o fim do ano, a partir de 14 de dezembro, com o Discovery, cuja tripulação deverá fazer outras conexões elétricas e de reconfiguração, ainda mais complexas.
Deixe sua opinião