Os principais pré-candidatos da corrida presidencial nos EUA inauguraram canais próprios de vídeo no YouTube na quinta-feira, mergulhando ainda mais o site de compartilhamento de vídeo criado 18 meses atrás no cenário político do país.
O YouTube, de propriedade da Google Inc. e mais conhecido por divulgar vídeos curtos e divertidos feitos de forma amadora, diz que o canal You Choose '08 permitirá aos candidatos que controlem a forma como trocam mensagens com seus eleitores.
Democratas, entre os quais Hillary Clinton, Barack Obama, John Edwards e Bill Richardson, registraram-se para ter seus próprios canais. O mesmo fizeram os republicanos John McCain, Mitt Romney e Rudy Giuliani.
Os pré-candidatos podem postar vídeos no qual falam a respeito de uma determinada questão enquanto a audiência teria a possibilidade de responder colocando no ar outros vídeos ou perguntas para os concorrentes.
Os políticos podem determinar o que aparecerá ou não em seus canais, mas ainda assim não teriam a possibilidade de proteger-se totalmente do que ficou conhecido, no ano passado, como o fenômeno da ``macaca.''
O senador republicano George Allen, da Virgínia, perdeu uma eleição disputada palmo a palmo depois de ter aparecido, no YouTube, um vídeo no qual chamava uma funcionária da campanha adversária de ``macaca'', uma ofensa de fundo racial.
Jordan Hoffner, diretor do YouTube para as parcerias de conteúdo, disse que um pré-candidato deve se aproveitar ao máximo de seus canais sendo o mais sincero possível.
``Acho que os políticos se beneficiarão mais permitindo que o debate com a opinião pública decole'', afirmou Hoffner. ''Nossos usuários são muito espertos e ligados. Eles conseguem perceber quando alguma coisa não é autêntica.''
Os pré-candidatos à Presidência dos EUA recorrem cada vez mais aos vídeos online para levar sua mensagem até os eleitores. Tanto Clinton quanto Edwards deram início a suas campanhas com mensagens divulgadas pela internet.