Atualizado em 10/07/2006 às 19h14

CARREGANDO :)

Um prédio de três andares desabou, na manhã desta segunda-feira, depois de uma aparente explosão de gás. A queda do prédio -- que lançou grandes colunas de fumaça no céu -- deixou feridos e levou a uma frenética operação de resgate.

O chefe do corpo de bombeiros de Nova York, Nicholas Scoppetta, falando à CNN do local, disse:

Publicidade

- Há um edifício desmoronado devido ao que parece ser uma explosão de gás, por volta das 8h45m (hora local) desta manhã.

Uma linha de investigação sobre a causa da explosão que destruiu um prédio em Nova York nesta segunda-feira poderá ser tentativa de suicídio, informa a emissora de TV local NY1.

O chefe do Corpo de Bombeiros, Nicholas Scoppetta, disse que há relatos de que um e-mail enviado por um dos médicos que trabalhava num consultório no primeiro andar sugere que ele pensava em se matar. Supostamente, ele estava no meio de um processo de divórcio.

Um outro relato dá conta de que o mesmo médico pode ser o proprietário do prédio e pretendia colocá-lo à venda.

Ele foi removido dos escombros porque conseguiu se comunicar com os bombeiros por telefone para orientar a busca. Ele está com queimaduras pelo corpo, e seu estado é considerado grave.

Publicidade

O fogo parece já estar sobre controle, segundo a NY1.

A Casa Branca, em Washington, disse que o desabamento não tinha relação com atos de terrorismo.

Testemunhas relataram ter ouvido algo que soava como uma explosão muito alta e um tremendo barulho com a queda do prédio.

- Vi o prédio desabar e houve uma grande explosão - relatou a testemunha Theodore Milonas.

Autoridades da polícia e do corpo de bombeiros que estavam no local disseram que duas pessoas haviam sido levadas ao hospital e que um bombeiro sofreu ferimentos no pescoço e nas costas.

Publicidade

Mais tarde, bombeiros foram vistos puxando alguém dos escombros em uma maca. Era o médico, sobre o qual recai a suspeita de ter provocado involuntariamente a explosão.

- É possível que se trate de tentativa de suicídio - disse Scoppetta.

Bombeiros esforçavam-se para remover os escombros e procurar vítimas enquanto apagavam as chamas com água e avaliavam os danos do alto de escadas.

- Vi um monte de fumaça, pessoas correndo para todos os lados - disse o apresentador da CNN Larry King, que estava no local por acaso. - Houve um grande estrondo... Pareceu o som de uma bomba, como o dos bombardeios em Londres na Segunda Guerra Mundial.

O Upper East Side é, historicamente, um dos bairros mais caros de Nova York, com diversos prédios luxuosos próximos ao Central Park. Um de seus códigos postais, o 10021, já foi chamado de "o código postal mais caro da América", devido ao preço médio dos imóveis. Segundo a revista "Forbes", este título hoje pertence a uma localidade californiana.

Publicidade