Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Prefeita amiga de Lula diz que Macron “estragou” Olimpíada de Paris com eleição antecipada

Anne Hidalgo disse esperar que as águas do Sena estejam em condições para as provas de triatlo e maratona aquática e convidou Macron a nadar no rio (Foto: EFE/EPA/LUDOVIC MARIN/POOL MAXPPP OUT)

Ouça este conteúdo

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, acusou o presidente da França, Emmanuel Macron, de “estragar a festa” dos iminentes Jogos Olímpicos com sua convocação de eleições legislativas antecipadas.

“Recebi muito mal o anúncio da dissolução [da Assembleia Nacional] pouco antes dos Jogos. Eu estava convencida de que seria mais tarde. Em um gesto de maltrato ao povo francês, o presidente está estragando a festa. Por que estragar esse belo momento com essas eleições decididas em cima da hora, sem consultar ninguém?”, lamentou a prefeita socialista ao jornal Ouest France.

Porém, Hidalgo, prefeita desde 2014, afirmou que o resultado das eleições (o segundo turno será em 7 de julho) não terá influência sobre os Jogos Olímpicos, que começam em 26 de julho.

“Paris está pronta para sediar os Jogos e a festa olímpica. Será uma linda festa popular. Estou animada”, proclamou. Sobre a segurança, a questão que mais preocupa as autoridades, ela disse que “tudo está sob controle”.

“Um evento como esse obviamente envolve riscos, mas os serviços [de segurança] de todos os países estão cooperando de forma eficaz”, garantiu.

Hidalgo também está confiante de que as águas do rio Sena ficarão limpas o suficiente para permitir a realização dos eventos de triatlo e maratona aquática.

As análises divulgadas na semana passada sugeriram que a qualidade da água não estava adequada para a natação, devido às fortes chuvas das últimas semanas.

“Precisamos de um bom tempo agora. No ano passado, o Sena estava adequado para banho durante a maior parte do verão, inclusive fizemos muito desde então. Estou muito confiante”, comentou.

A prefeita assegurou que ela mesma se banhará no Sena “depois de 14 de julho e antes da cerimônia de abertura”, um evento para o qual convidará Macron. “Vamos ver se ele quer vir nadar”, declarou.

Hidalgo é amiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem entregou em março de 2020 o título de cidadão honorário de Paris.

O Conselho da capital francesa, equivalente à Câmara de Vereadores, havia aprovado a concessão da honraria no ano anterior, quando Lula ainda estava preso em Curitiba.

À época, a prefeitura de Paris citou que o título era um reconhecimento pelo “engajamento de Lula na redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil” e por políticas “contra as discriminações raciais”.

Macron convocou eleições antecipadas para a Assembleia Nacional depois que o partido de direita nacionalista Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, foi o mais votado nas eleições francesas para o Parlamento Europeu, realizadas em 9 de junho. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.