O prefeito de Boston, Thomas M. Menino, seguiu a decisão adotada pelo prefeito de Cambridge, Robert Healy, e disse nesta terça-feira (7) que não permitirá o enterro de Tamerlan Tsarnaev em sua cidade. O corpo do checheno, suspeito pelo atentado que deixou três mortos e mais de 260 feridos em abril, permanece em uma agência funerária de Massachusetts desde sexta-feira (3).

CARREGANDO :)

"Seria desrespeitoso com os nossos cidadãos acomodar esse indivíduo", disse Dot Joyce, secretário de imprensa de Menino.

O prefeito recomendou que a família de Tsarnaev leve o corpo para a Rússia, seu país natal, de acordo com os desejos de sua mãe, Zubeidat Tsarnaeva. Ainda segundo o secretário, enterrar o corpo em Boston seria uma atitude contrária ao protocolo municipal porque Tsarnaev nunca viveu na cidade. "Não estamos envolvidos em nada na vida dessa pessoa", acrescentou Joyce.

Publicidade

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, também pediu na segunda-feira que a família Tsarnaev tentasse resolver a questão do enterro. Mas enquanto a mãe de Tamerlan quer que seu corpo volte para a Rússia, o tio do rapaz insiste para que ele seja enterrado em Cambridge.

O agente funerário que mantém o corpo de Tamerlan já havia reclamado por conta das recusas dos cemitérios locais em aceitar o enterro. O chefe de polícia Gary Gemme reuniu-se nesta terça-feira com o tio de Tsarnaev e com Peter Stefan, dono da funerária.

"Eles estão muito confiantes de que haverá uma conclusão para este assunto nos próximos dias", afirmou Gemme.

O corpo de Tsarnaev foi examinado na última quinta-feira pelo médico legista do estado. Após o exame, ele foi levado primeiro para uma funerária do Norte para, enfim, chegar na Graham Putnam & Mahoney, em Worcester, em Massachusetts. Já se passaram 18 dias desde o confronto de Tsarnaev com a polícia em Watertown, que culminou na morte do acusado. Manifestantes têm feito protestos na porta das duas funerárias.

Segundo o departamento de polícia de Massachusetts, já foram gastos quase US$ 30 mil com horas extras de policiais para a proteção da funerária que mantém o corpo de Tsarnaev.

Publicidade