• Carregando...
Localizada no leste da Líbia, Derna foi a cidade mais afetada pelas inundações causadas pela tempestade Daniel na semana retrasada
Localizada no leste da Líbia, Derna foi a cidade mais afetada pelas inundações causadas pela tempestade Daniel na semana retrasada| Foto: EFE/EPA/STR

O prefeito da cidade líbia de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, foi preso em meio a investigações sobre eventuais responsabilidades pelas inundações que devastaram a região há duas semanas.

Outros 16 funcionários públicos estão sendo investigados, segundo o Ministério Público de Trípoli – devido aos conflitos dos últimos 12 anos, a Líbia tem dois governos, sendo que o do Oeste (onde está localizada Trípoli) é reconhecido internacionalmente. Derna fica no leste, onde há outra administração.

Derna foi arrasada na semana retrasada pela passagem da tempestade Daniel, que levou ao rompimento de duas barragens. Estima-se que 11,3 mil pessoas morreram na cidade.

Segundo o Ministério Público de Trípoli, Ghaithi é investigado por acusações de abuso de autoridade e irregularidades na alocação de recursos para a reconstrução e desenvolvimento de barragens.

Segundo o site Middle East Eye, especialistas haviam alertado para problemas nas duas barragens que romperam e, além de renovação dessas estruturas, recomendaram a construção de uma terceira.

Entretanto, as autoridades líbias não realizaram essas obras. Também está sendo investigado se Ghaithi adotou medidas para instruir a saída da população diante da ameaça representada pelo Daniel. Informações apontam que toques de recolher teriam sido decretados em Derna antes e durante a tempestade, o que pode ter amplificado a tragédia.

Na semana passada, a casa do prefeito havia sido incendiada por moradores durante protestos contra a gestão das autoridades locais. Além disso, Ghaithi havia sido suspenso do cargo pelo governo sediado em Benghazi, que administra o leste da Líbia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]