O prefeito de Istambul, Kadir Topbas, expressou sua preocupação com os protestos que durante dois dias paralisaram sua cidade e teme que os incidentes possam afetar a candidatura para os Jogos Olímpicos de 2020.
Em entrevista concedida ontem à noite à emissora "NTV", o prefeito qualificou a retirada policial como "tardia demais" e se perguntou como explicar ao mundo o que aconteceu nos últimos dias em sua cidade.
"Como explicaremos as imagens que se refletiram, sem mais comentários, no mundo todo para mostrar os incidentes ocorridos em Istambul? Como vamos continuar a convidar os Jogos 2020 para Istambul? Acho que aqui todos perdemos alguma coisa", refletiu Topbas.
Istambul está junto com Madri e Tóquio na final do processo de seleção para organizar os Jogos e a decisão final será tomada depois do verão (hemisfério norte) em um congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.
O slogan da candidatura "Bridge Together" (Uma ponte, juntos) insiste no papel de Istambul como cidade capaz de unir diferentes culturas e visões através do diálogo e da convivência, imagem essa afetada pela violenta intervenção policial dos últimos dois dias.