Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Peru

Prefeito de Lima renuncia e pode lançar candidatura presidencial

O prefeito da capital peruana, um dos favoritos nas pesquisas sobre possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2011, anunciou que deixará seu cargo na segunda-feira (11), com o que crescem as expectativas de sua potencial candidatura à presidência do Peru.

Luis Castañeda, prefeito do maior colégio eleitoral do Peru, figura em segundo lugar nas sondagens de intenção de voto, com 19 por cento, segundo a pesquisa mais recente da empresa Ipsos Apoyo, atrás da filha do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, que tem 24 por cento das preferências dos eleitores.

"Devo apresentar minha renúncia ao meio-dia", disse Castañeda à rádio local RPP.

Ele não deixou claro se sua renúncia se deve a uma eventual candidatura presidencial nas eleições de 10 de abril de 2011.

Mais tarde, Castañeda disse à emissora de TV N que vai tirar alguns meses para descansar e avaliar seus próximos passos políticos.

A pesquisa da Ipsos Apoyo também indicou que, num eventual segundo turno, Castañeda, visto como político pragmático, ganharia por margem estreita da parlamentar conservadora Fujimori.

O prefeito, cuja gestão é aprovada pela grande maioria dos habitantes de Lima, ganharia também, segundo a pesquisa, se disputasse a presidência com o ex-presidente Alejandro Toledo e o líder nacionalista Ollanta Humala.

O ex-presidente Toledo encerrou seu governo com menos de 1 por cento de popularidade, mas, nos últimos meses, vem subindo nas pesquisas e chegou a tirar Humala do terceiro lugar.

O líder nacionalista, que preocupa os investidores, não obstante o fato de ter moderado seu discurso, está agora no quarto lugar na lista de preferências.

Humala recebeu o apoio político do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições de 2006, quando concorreu contra o presidente Alan Garcia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.