prefeito da cidade de Nagasaki, Itcho Ito, está inconsciente após ser baleado nesta terça-feira (17) em frente à estação central da cidade por um indivíduo que supostamente pertence a uma organização mafiosa, informaram as autoridades.
O atentado ocorreu às 19h55 (7h55 em Brasília), quando Ito estava em campanha para as eleições locais de domingo, uma aposta para obter um quarto mandato à frente da Prefeitura, segundo fontes citadas pela agência local "Kyodo".
O suposto autor do crime, que foi detido imediatamente pelas autoridades, pertence à máfia Yamaguchi-gumi, o principal grupo de crime organizado no Japão.
Como prefeito por três mandatos seguidos da segunda cidade arrasada por uma bomba atômica, depois de Hiroshima, no final da Segunda Guerra, Ito se distinguiu por suas duras críticas aos Estados Unidos.
Em 9 de agosto, ao lembrar o ataque com a bomba atômica, Ito acusou os Estados Unidos de possuir o maior arsenal nuclear do mundo e não trabalhar o suficiente pela não-proliferação nuclear, apesar de sua responsabilidade histórica.
O ex-prefeito de Nagasaki Hitoshi Motoshima foi baleado em 1990 por um membro da extrema-direita que reprovava seus comentários contra o então imperador Hirohito.
Motoshima tinha afirmado que o monarca, pai do atual imperador Akihito, era responsável em parte pelo conflito que concluiu com a derrota japonesa em 1945.
Deixe sua opinião