NOVA ORLEANS, Louisiana, EUA - O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, lançou nesta quinta-feira um "desesperado SOS" a quem possa ajudar a cidade a enfrentar a crise sem precedentes instalada com a passagem do furacão Katrina.
Ele disse que falta comida para as milhares de pessoas que a tempestade transformou em refugiados. Também não há ônibus suficientes para retirar todos de Nova Orleans, que está inundada e precisa ser desocupada, tampouco condição sanitária para as pessoas que aguardam traslado.
A mensagem foi enviada a vários órgãos de imprensa americanos através de correio eletrônico. No e-mail, Nagin diz que a situação é insustentável.
"Esse é um SOS desesperado. Neste momento, estamos sem recursos no Centro de Convenções e não teremos ônibus suficientes. Atualmente, o Centro de Convenções está infecto e perigoso e estamos ficando sem suprimentos para 15 mil a 20 mil pessoas, Estamos agora deixando as pessaos caminharem, para procurar socorro", diz a mensagem.
O Centro de Convenções foi transformado em abrigo secundário, depois que o estádio Superdome não pôde mais receber desalojados. Imagens da CNN mostraram milhares de pessoas diante do centro, sem suprimento de água e comida ou condições sanitárias. Algumas pessoas estavam passando mal, e o repórter da CNN disse que havia corpos ali de pessoas que morreram enquanto esperavam socorro.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião