Cerca de 200 prefeitos da região espanhola da Catalunha se reuniram na Bélgica em uma mostra de apoio ao presidente regional deposto, Carles Puigdemont. A manifestação é feita no momento em que o governo do premiê Mariano Rajoy busca a extradição do ex-líder catalão para julgamento.
Leia também: Juiz belga decidirá próxima fase da disputa entre Espanha e Catalunha
Os prefeitos se concentraram na área onde há instituições da União Europeia em Bruxelas. Ao mesmo tempo, cerca de 100 manifestantes favoráveis à união da Espanha estavam presentes.
A prefeita de Angles, Àstrid Desset, afirmou que os representantes locais viajaram para "dizer aos membros do governo catalão que estamos aqui para apoiá-los". Ela também agradeceu à Bélgica por não ter prendido Puigdemont - nove ex-membros do governo catalão foram detidos na Espanha.
Os políticos favoráveis à independência dizem que estão prontos para fazer campanha para a eleição antecipada na Catalunha, convocada pelo governo de Madri para 21 de dezembro. "Nós pedimos à Europa, por favor, que nos ouça, nos sentimos europeus e estamos aqui no coração da Europa para dizer isso", afirmou Desset.
Com informações da Associated Press.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada