A prefeitura de Nova York está disposta a discutir uma indenização que encerraria um processo judicial movido por cerca de 9.000 participantes das equipes de resgate e limpeza do World Trade Center que alegam ter adoecido devido à inalação de poeira e gases tóxicos, disse o prefeito Michael Bloomberg na terça-feira.
A prefeitura antes havia tentado convencer o juiz federal encarregado do caso a arquivar o processo, mas a cidade ainda pode se beneficiar de um fundo federal de 1 bilhão de dólares criado para ajudá-la em caso de condenação.
"Toda vez que formos processados iremos sempre ver se há como chegar a um acordo que seja do interesse de todos", disse Bloomberg a jornalistas. "Simplesmente vamos conversar e explorar."
Bloomberg confirmou uma reportagem do jornal New York Daily News segundo a qual a prefeitura e empresas que lhe prestam serviço manifestaram disposição em negociar. O Daily News citou uma carta enviada por um advogado dos autores da ação a seus clientes.
"A Cidade de Nova York e as empresas contratadas por ela indicaram que querem negociar um acordo global ou agregado em nome de todos os nossos clientes do WTC", diz a carta do advogado Marc Bern, citada pelo jornal.