Ouça este conteúdo
O procurador da cidade de Sacramento, capital do estado americano da Califórnia, Thien Ho, que é membro do Partido Democrata, está processando a prefeitura da cidade, também liderada pelos democratas, por permitir que as condições dos sem-teto locais se degradassem ao ponto de se assemelharem a cenas de um "país do Terceiro Mundo".
Segundo informações da Fox News, em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19), Thien Ho anunciou que seu departamento havia apresentado uma ação civil contra as autoridades locais, alegando que a cidade de Sacramento “violou o código cívico da Califórnia”, especificamente ao "permitir, criar e possibilitar uma crise de segurança pública em relação aos sem-teto".
"A população sem-teto de Sacramento aumentou mais de 250% nos últimos 7 anos", pontua a ação.
"Há mais pessoas sem-teto em Sacramento do que em São Francisco [cidade mais ao norte da Califórnia]. Nossa comunidade está à beira do colapso. Temos uma população sem-teto vivendo em condições típicas de países do Terceiro Mundo. E o restante da comunidade está presa entre a compaixão e o caos”, disse o procurador.
"Como chegamos a esse ponto? Estamos presos nesse ciclo interminável de 'Feitiço do Tempo' em que nada melhora e nada se resolve. Chega disso!", afirmou Ho na coletiva de imprensa.
De acordo com a informação da Fox News, o processo apresentando pelo procurador pontua que tanto o juiz da Suprema Corte do estado, Michael Bowman, quanto o próprio departamento de Ho, enviaram petições no último mês de junho alertando as autoridades de Sacramento sobre crescente aumento da construção de barracas feitas pelos sem-teto da cidade em um raio de três quarteirões do tribunal, o que estava afetando o acesso da comunidade à justiça.
Segundo o procurador, incidentes diários envolvendo agressões físicas e verbais contra pessoas, atos sexuais públicos, incêndios a céu aberto, nudez, odor de urina e defecação em calçadas também tem ameaçado a segurança de jurados, vítimas e testemunhas durante os julgamentos que estão em andamento no tribunal.
O prefeito de Sacramento, Darrell Steinberg, do Partido Democrata, chamou a ação do procurador Ho de um "distúrbio performático" e disse que a cidade já providenciou cerca de 1,2 mil camas em abrigos de emergência para os sem-teto, bem como aprovou medidas legais para proteger as calçadas da cidade e as escolas.
"A cidade precisa de uma parceria real dos líderes da região, não de política e processos judiciais", declarou Steinberg.