A apuração dos votos na Turquia mostrava que o partido do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, saiu vitorioso das eleições locais. Porém, a oposição denunciou casos de fraudes e manipulações.
A agência de notícias estatal Anadolu informou que o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, teve 48% dos votos em âmbito nacional, com 41% dos votos apurados. O Partido Republicano do Povo, de oposição, estava com 28%. Na maior cidade da Turquia, Istambul, e na capital, Ancara, os dois partidos reivindicavam a vitória e se acusaram mutuamente de fraude.
Normalmente, as eleições locais na Turquia não recebem grande destaque internacional. Mas a votação deste domingo chamou a atenção por ser considerada um teste à aprovação popular de Erdogan, envolvido em um escândalo de corrupção que derrubou quatro ministros do seu governo.
O resultado provavelmente positivo pode encorajar o premiê a se candidatar às eleições para a presidência da Turquia, que acontecem em agosto. Apesar do temor do crescimento da oposição, Erdogan tem dito repetidamente que irá respeitar o resultado das urnas. "Felicito meu país com a esperança de que este será um passo em direção a uma democracia avançada", disse ele ontem pela manhã, após a votação.