Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conflito

Premiê da Rússia diz que mundo está entrando em nova Guerra Fria

Medvedev discursou durante conferência de segurança realizado na Alemanha | CHRISTOF STACHE/AFP
Medvedev discursou durante conferência de segurança realizado na Alemanha (Foto: CHRISTOF STACHE/AFP)

O primeiro-ministro da Rússia Dmitry Medvedev afirmou que o mundo está entrando em uma nova Guerra Fria, alertando para as graves consequências caso o Ocidente não coopere com a Rússia na Síria e em outros países.

“Voltamos, em essência, a uma nova Guerra Fria”, afirmou Medvedev em discurso durante conferência de segurança realizado na Alemanha. O premiê citou o conflito na Síria como um exemplo da necessidade de cooperação entre a Rússia e o Ocidente, especialmente em questões militares.

A chave para resolver esse conflito, segundo ele, é a cooperação entre “oficiais do exército russos e americanos - regularmente, constantemente, diariamente”. “Os militares devem estar em contato constante”, enfatizou Medvedev.

A Rússia tem realizado intervenções militares a favor do regime do presidente Bashar al-Assad na Síria como uma forma de aumentar sua participação no cenário internacional. A discussão de cessar-fogo na Síria em Munique na última quinta-feira elevaram a importância da Rússia, ao criar um grupo presidido pelos russos e pelos Estados Unidos, que tem como objetivo levantar as questões técnicas para a trégua.

Em seu discurso, Medvedev insistiu que o Ocidente precisa fazer uma escolha: cooperar com a Rússia pelos interesses comuns como a luta contra o terrorismo e pela garantia de estabilidade no Oriente Médio, ou enfrentar um conflito global permanente.

Na Alemanha, país que lida com um fluxo de mais de um milhão de refugiados e imigrantes no ano passado, Medvedev descreveu a crise imigratória como mais uma consequência da nova instabilidade mundial forjada pelo Ocidente.

A crise imigratória, segundo o premiê russo, tem levado “centenas e centenas de extremistas” para a Europa, junto com “pessoas que só querem assistência sem fazer nada”. “Estamos prontos para ajudar nos problemas de imigração de todas as formas que pudermos”, disse Medvedev.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.