O primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, irá ganhar cinco vezes mais que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, este ano após um aumento na segunda-feira, elevando seu salário anual para 2,05 milhões de dólares.
Um ministro disse ao parlamento na segunda-feira que outros ministros do governo de Cingapura --que já estão entre os melhores salários do mundo-- também receberão um aumento de salário de cerca de 60 por cento, passando para uma média de 1,26 milhão de dólares.
"Para que o serviço público permaneça uma carreira atrativa, nossos termos precisam manter o passo com o setor privado", disse o ministro de Defesa, Teo Chee Hean, que também é o ministro encarregado do setor civil, ao parlamento.
O anúncio de Lee despertou protestos, com centenas de cinngapurianos assinando uma petição online e escrevendo a jornais para protestar contra a ação do governo.
Alguns cingapurianos disseram que os salários ministeriais não refletem a economia do país ou o desempenho do governo, acrescentando que ele foi indelicado ao aumentar o salário dos ministros agora, dado a ampliação da disparidade de renda no país.