Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

Premiê de Israel prevê diálogo com palestinos dentro de semanas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quarta-feira que tinha razão ao defender que as negociações de paz com os palestinos poderiam ser retomadas em semanas.

"Tenho uma base para esperança, de uma forma realista, que nas próximas semanas vamos renovar o processo de paz com os palestinos", disse Netanyahu em uma conferência nacional sobre segurança em Herzilya, perto de Tel-Aviv.

Ele reiterou que Israel estava pronto para renovar sem condições prévias as negociações paralisadas desde a guerra na Faixa de Gaza, em dezembro de 2008.

"Acho que se houver desejo por parte dos palestinos, não apenas para construir a economia e as instituições palestinas, mas para começar a construir a paz ... se houver um desejo, veremos a retomada do processo nas próximas semanas", afirmou.

Nabil Abu Rdainah, assessor do presidente palestino Mahmoud Abbas, disse à Reuters que "estamos prontos para retomar as negociações dentro de dias se Netanyahu se comprometer em congelar (a construção dos) assentamentos nos territórios ocupados, incluindo Jerusalém".

Abbas rejeitou uma suspensão temporária ordenada por Netanyahu em novembro, apontando-a como insuficiente.

Israel se recusou a interromper as construções em Jerusalém Oriental, território ocupado depois de uma guerra em 1967 e anexado como parte de sua capital, uma ação não reconhecida internacionalmente.

Os comentários otimistas de Netanyahu foram feitos no momento em que o enviado ao Oriente Médio do presidente norte-americano Barack Obama, George Mitchell, intensifica os esforços para trazer os dois lados de volta à mesa de negociações, que até agora não mostrou resultados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.