Os nomes da nova equipe de governo do Egito serão divulgados na quinta-feira, informou neste sábado (28) a mídia estatal do país.
O anúncio encerra uma longa espera pelo novo gabinete, aguardado desde a posse do presidente Mohamed Mursi, três semanas atrás.
"Vou anunciar a formação do gabinete, em sua composição final, na próxima quinta-feira", disse o primeiro-ministro Hisham Kandil, em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Mena e a TV estatal.
Ele disse ter informado Mursi sobre suas reuniões com possíveis candidatos aos cargos.
Kandil, ex-ministro de Irrigação e Recursos Hídricos, foi nomeado primeiro-ministro na semana passada, apesar da preocupação com o fato de ele ser um tecnocrata pouco conhecido e que pode não ter a experiência política ou econômica para o posto.
A demora de Mursi para indicar o primeiro-ministro mostrou as dificuldades do Egito em fazer com que a recente liberdade política no país resulte em um governo efetivo, depois da derrubada de Hosni Mubarak em um levante popular há um ano e meio.
Mursi, um político egresso da organização Irmandade Muçulmana, foi o primeiro civil escolhido presidente em eleições livres. Ele vem procurando impor sua autoridade num Estado em que os militares ainda desfrutam de enorme influência, depois de terem assumido o poder após a destituição de Mubarak.
Kandil afirmou que Mursi está em contato com generais do Exército para a definição do novo ministro da Defesa, cargo atualmente ocupado pelo marechal Hussein Tantawi, que deteve o posto por 20 anos durante o regime de Mubarak.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas