O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, se reuniu nesta segunda-feira com o presidente de Mianmar, Thein Sein, numa visita histórica para impulsionar o comércio e assegurar o abastecimento de energia, enquanto contesta a forte influência regional da rival China.
Singh é o primeiro líder indiano a visitar Mianmar nos últimos 25 anos. Ele foi saudado por uma guarda de honra e se encontrou com Sein na capital Naypyidaw.
Sob o aspecto energético, a Índia está interessada em uma série de acordos com o país vizinho, rico em recursos, numa tentativa de promover laços mais estreitos com Mianmar, após reformas dramáticas ocorridas no país, que puseram fim a seu isolamento internacional. Singh e Thein apertaram as mãos e posaram para fotos com ministros de Mianmar. Em seguida, as negociações tiveram início.
O premiê indiano viajará para a cidade principal de Yangon a fim de conversar com a líder da oposição, Aung San Suu Kyi, na terça-feira, em um movimento visto como um sinal de que a Índia quer reparar laços com a veterana ativista. As informações são da Dow Jones.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura