Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Premiês de Rússia e Ucrânia chegam a acordo sobre gás

Os primeiros-ministros de Ucrânia e Rússia anunciaram neste domingo (18) que chegaram a um acordo para restaurar o fornecimento de gás aos consumidores europeus, após uma maratona de negociações que se arrastaram até as primeiras horas da manhã (horário local).

"O trânsito de gás, o governo ucraniano nos garantiu, será restaurado em breve", disse o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, ao ler um breve comunicado na emissora estatal Vesti-24.

Ao lado da premiê ucraniana, Yulia Tymoshenko, Putin disse que Moscou concordou em dar um desconto de 20 por cento à Ucrânia em relação aos preços pagos pelos consumidores europeus. "Sob a condição de que Kiev mantenha tarifas preferenciais para o trânsito do gás russo para a Europa por meio da Ucrânia em 2009 nos níveis do ano passado".

"Também concordamos que, a partir de 1° de janeiro de 2010, vamos mover completamente os preços do gás e as tarifas de trânsito em linha com os níveis europeus, sem quaisquer redução ou desconto", disse Putin.

Tymoshenko disse: "Ordenamos que os presidentes da Naftogaz e da Gazprom preparem todo o pacote de documentos até segunda-feira e os formulem de acordo com o que foi acertado nas negociações de hoje".

"Assim que todos os documentos sobre o trânsito do gás e as compras de gás forem assinados, o fluxo de gás para a Europa será restabelecido".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.