O prêmio Nobel de Literatura de 2010, divulgado nesta quinta-feira (7) às 8h (horário de Brasília), foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.
Autor de obras como "Pantaleão e as visitadoras", "A festa do bode" e "Travessuras da menina má", Llosa foi vencedor do Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola, em 1994.
De acordo com os organizadores do Nobel,a escolha seu deu por conta da "cartografia das estruturas do poder e suas afiadas imagens da resistência, rebelião e derrota" que aparecem na obra de Llosa.
No ano passado, a escritora romena radicada na Alemanha Herta Müller, 56, foi a vencedora do Prêmio. Em 2008, foi a vez do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio e em 2007, Doris Lessing, nascida na Pérsia, mas que escreve em inglês.
O prêmio é escolhido pelos membros da academia sueca e dá um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, algo como R$ 3 milhões, entregue em dezembro. Durante o processo, os membros da academia enviam convites para centenas pessoas ligadas a literatura, como professores e escritores do mundo, para chegar aos candidatos. De uma lista inicial de 250 nomes, em cortes sucessivos, se chega a um segundo grupo, com 15 a 20 e, num terceiro, a cinco nomes. Os membros da academia leem as obras dos candidatos e discutem sobre quem deve ser o vencedor. Um pouco antes do anúncio, os membros da academia ligam para o vencedor.
Alfred Nobel, que fez fortuna ao inventar a dinamite, criou os prêmios para a paz, a literatura e várias ciências em seu testamento, em 1895. Os prêmios foram entregues pela primeira vez em 1901 e um prêmio adicional, para a economia, foi estabelecido em memória de Nobel, em 1968.
Favoritos
O grande favorito das casas de apostas era o escritor e poeta sueco Tomas Transtromer. Outros autores, que sempre aparecem na imprensa internacional como possíveis ganhadores, como autores norte-americanos, como Philip Roth ou Cormac McCarthy, ou o queniano Ngugi wa Thiong'o e o japonês Haruki Murakami, ficaram novamente de fora.
O vencedor do prêmio, que pode impulsionar autores relativamente obscuros ao holofote internacional, é notoriamente difícil de adivinhar, com uma série de surpresas nos últimos anos.
O ganhador do Nobel recebe um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião