A presidente argentina, Cristina Kirchner, deve anunciar sua candidatura à reeleição em um comício em 23 de junho, disse na terça-feira um parlamentar ligado ao governo e membro do partido governista.
Cristina Kirchner tem ampla vantagem nas pesquisas de opinião e parece quase certo que ela vá se candidatar a um segundo mandato na eleição presidencial de 23 de outubro, mas esta é a primeira vez em que um de seus aliados mencionou uma data para o anúncio esperado de sua candidatura.
"Isso vai ser levado a público. Acho que o comício de lançamento (da candidatura) está sendo planejado para 23 de junho", disse o deputado Carlos Kunkel a uma rádio local.
Uma porta-voz do deputado disse mais tarde que Kunkel mencionou o assunto apenas como uma possibilidade.
Os partidos políticos argentinos têm até o dia 25 de junho para apresentar seus candidatos para as primárias obrigatórias antes da eleição presidencial.
Cristina Kirchner, de centro-esquerda, já declarou que "não está morrendo de vontade de ser presidente outra vez", mas analistas políticos dizem que declarações desse tipo e sua decisão de adiar o anúncio visam angariar mais apoio a sua candidatura.
O chefe de gabinete Anibal Fernández disse na segunda-feira que a presidente vai esperar até o último minuto para anunciar sua decisão sobre a busca de um segundo mandato.